terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Sonho Missionário de Scalabrini

João Batista Scalabrini, nascido no dia 8 de julho de 1839 em um pequeno povoado chamado Fino Mornasco, filho de Luís Scalabrini e Colomba Trombetta, levava uma vida tranqüila e normal como de qualquer jovem de sua idade até que, aos 18 anos, declarou que queria ser padre.

Enfrentando os desafios da época e sentindo o apoio da família, Joãozinho, como afetuosamente era chamado pelos seus familiares e amigos, ingressou no Seminário Diocesano de Como em outubro de 1857. Com um comportamento exemplar e feliz por sentir-se chamado por Deus ao sacerdócio, o jovem Scalabrini estudou Filosofia e Teologia, e no dia 30 de maio de 1863 foi ordenado sacerdote.

Uma vez ordenado sacerdote, Pe. João Batista Scalabrini pensava em poder realizar seu sonho missionário juvenil: ser missionário na Índia. Decidido a ingressar no Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME) Scalabrini partiu para Milão, mas o seu bispo o chamou e não permitiu deixar a Itália, dizendo-lhe: “Eu preciso de você; suas Índias são a Itália!”. Assim, Scalabrini voltou ao Seminário Diocesano e aí se dedicou por sete anos, primeiro como professor e depois, nos último dois anos, como reitor.

Mesmo atuando no seminário, o sonho missionário continuava ardendo seu coração. Por isso, não obstante suas atividades no seminário, estava ligado ao povo, dispensando seu tempo livre e suas forças.

Nomeado bispo de Piacenza em 1875, com apenas 36 anos de idade, o sonho missionário de Scalabrini parecia haver terminado. Mas, foi justamente aí que este sonho recobrou forças, pois foi em suas visitas pastorais onde Dom Scalabrini percebeu que o fenômeno migratório interpelava-o à missão.

Certo dia, ao passar pela Estação de Milão, Scalabrini viu o desespero de milhares de pessoas que deixavam a Itália e partiam em busca de melhores condições de vida na América. Frente a isso Scalabrini comoveu-se e decidiu então dedicar sua vida a serviço dos migrantes. Foi assim que fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos, no ano 1887 e a Congregação das Missionárias de São Carlos, em 1895.

Além destas fundações, Scalabrini continuou sua ação em favor dos migrantes através de visitas às maiores cidades da Itália e dos escritos que tratavam da questão migratória. Fez uma proposta ao Vaticano para a criação de um organismo pontifício encarregado de promover a pastoral migratória e se dedicou às visitas aos migrantes e missionários nos Estados Unidos, Brasil e Argentina.

O sonho missionário de Scalabrini é hoje o sonho missionário e a missão de muitos sacerdotes, religiosas, religiosos e leigos espalhados pelos cinco continentes que abraçaram o seu jeito de ser: ser migrante com os migrantes e servi-los onde o Pai e Senhor da messe os envia. E, pode ser também o seu sonho e a sua missão, querido amigo leitor.

Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, cs
alebiolchi@yahoo.com.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário