terça-feira, 22 de junho de 2010

3º Congresso Vocacional do Brasil

Motivados pelo tema “Discípulos missionários, a serviço das vocações” e convocados pelo lema “Ide, pois fazer discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28, 19), a Igreja do Brasil celebrará o III Congresso Vocacional. O evento acontecerá de 3 a 7 de setembro, em Itaici, São Paulo.

Este congresso propõe-se a celebrar e partilhar a caminhada do serviço de animação vocacional, a aprofundar a teologia das vocações na perspectiva do discipulado e da missionariedade, a consolidar a identidade do animador (a) e do serviço de animação vocacional, e a oferecer pistas de ação para o serviço de animação vocacional. Como enuncia o Texto-base, o III Congresso realiza-se dentro do processo de continuidade dos congressos anteriores, acolhendo a orientações do Sínodo da Palavra de Deus e da Conferência de Aparecida, no que tange a dimensão vocacional (discipulado e missão).

Neste sentido podemos falar da necessidade de promover a pedagogia do encontro com Jesus Cristo, que desperte e forme autênticos discípulos-missionários. Pois conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas; e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa maior alegria.

O III Congresso será um espaço propício para provocar e estimular no serviço de animação vocacional uma conversão pastoral e renovação missionária, que deve impregnar todos os planos pastorais de dioceses, paróquias, comunidades religiosas, movimentos e de qualquer instituição da Igreja. A conversão implica em escutar com atenção e discernir o que o Espírito está dizendo às Igrejas através dos sinais dos tempos, onde Deus se manifesta. Para tanto, se exigem atitudes de abertura, diálogo e disponibilidade para promover a co-responsabilidade e a participação efetiva de todos. Urgência pastoral na animação vocacional é o testemunho de comunhão eclesial e de santidade de vida.

O Congresso também traz a preocupação vivida e enfrentada pela Igreja, que conforme Aparecida se constata o número insuficiente de sacerdotes, a sua não justa distribuição e a relativa escassez de vocações ao ministério e à vida consagrada.

Portanto, acreditamos e esperamos que a realização deste Congresso seja uma oportunidade e um momento de graça para toda a Igreja. Oportunidade para refletir sobre o dom da vocação que Deus concede a cada um de nós e momento de graça para reafirmarmo-nos no seguimento a Jesus Cristo, sendo autênticos discípulos e verdadeiros missionários.
 
Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, cs

Nenhum comentário:

Postar um comentário