terça-feira, 22 de junho de 2010

A vida é feita de escolhas

A etapa da juventude é sem dúvida a etapa mais bela da vida humana. Mas, ao mesmo tempo também é a mais complexa e desafiadora. Pois é nesta etapa que se tomam as principais decisões da vida. É neste momento histórico da existência que se fazem as escolhas mais importantes. Escolhas que irão determinar para sempre o rumo da vida.

Diante disso duas atitudes podem ser tomadas: a primeira, a de fazer as escolhas, tendo a coragem de correr o risco de nem sempre acertar nas decisões; e a segunda, adiar sempre e assim não se comprometer com nada e nem com ninguém.

Em geral na atualidade a segunda opção é a tendência mais forte no mundo juvenil. Ninguém quer tomar decisões. Fazer escolhas é algo dolorido, pois são muitas as opções. E, comprometer-se é algo sério, ainda mais quando se trata de decisões e escolhas que vão durar por toda a vida. Por isso, seja no nível profissional, pessoal ou vocacional, os jovens de hoje acabam deixando suas eleições sempre para depois.

Entretanto escolher é preciso. Muitas são as escolhas que devem ser feitas ao longo da existência e são elas que vão constituir e construir a vida de uma pessoa, tornando-a mais ou menos feliz. Cada dia é uma oportunidade de novas escolhas, opções, descobertas e realizações. Cada momento da vida é um desafio para mais uma etapa da história profissional e vocacional que cada ser humano é convidado a escrever.

Jovem, é hora de você tomar consciência da grandeza de tua vocação e missão como protagonista da história. É tempo propício para colocar-se a serviço da vida, vivendo o poder do momento presente, mas numa visão de futuro. A vida humana é processo, a história é processo dinâmico e, é necessário que reconheças o significado e a importância de realizar a parcela que lhe corresponde no registro dessa história.

Diz o filósofo e educador Rudolf Steiner: “O futuro é preparado à medida que o presente, conservando-se no solo do passado, é transformado”. De fato é assim que se faz a história, tendo como referência o passado, animando o presente e projetando o futuro com otimismo e esperança. Se hoje estamos no ponto em que nos encontramos é porque outros vieram antes de nós, num determinado período da história e, fizeram a sua parte neste processo. Agora é o nosso tempo. O momento é este. É a nossa oportunidade de realizar tudo o que está ao nosso alcance, preparando caminhos, discernindo objetivos e projetando sonhos e ideais.

Tudo o que está em nossa volta é um convite para nos sentirmos sempre, em qualquer ato ou lugar, na presença de Deus. E justamente por isso não há razões para ter medo de fazer as escolhas que nos correspondem. No entanto, para perceber essa presença, é preciso ter um olhar mais coerente, um olhar de fé. Precisamos saber e querer escutar, enxergar e sentir a cercania de Deus.

Queremos e sonhamos com um mundo em que a vida, a pessoa humana seja o centro das atenções. Queremos transformar o presente e, se isso parecer utopia, mesmo assim continuemos animados e na certeza de que, como afirma Paulo Freire: “Nenhuma geração vê o que gostaria de ver. Mas o que é preciso é que a geração, mesmo sabendo que não vai ser aquilo que ela gostaria de ver, tome consciência de que, se ela não fizer o mínimo que pode fazer hoje, nem se quer a outra geração que vem vai ver o que gostaria de ver”.

Jovem, é preciso fazer a nossa parte. É preciso fazer as nossas escolhas. Mas não esqueça que, sendo a vida feita de escolhas é preciso viver as escolhas certas!

Pe. Alexadnre De Nardi Biolchi, cs
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário