quarta-feira, 5 de maio de 2010

Como se descobre a vocação?

Pe. Paulo Rogério Caovila, cs
Com muita freqüência ouvimos perguntas tipo assim: “O que você pretende ser no futuro?” Ou “O que você vai ser na vida?” Ou ainda “Qual profissão você deseja seguir?” São perguntas importantes e necessárias que ajudam o adolesceste a escolher com mais maturidade e simpatia a sua vocação. É a partir dessas perguntas que a pessoa se sente atraída e passa a assumir algumas atitudes que dirão se está no caminho certo ou não.

É surpreendente como Deus cria caminhos tão diferentes e originais. Deus não copia nada de uma pessoa e transfere para uma outra. Ele não repete. Para cada pessoa existe um chamado e um jeito todo especial de entender o seu chamado.

Deus nos chama com total liberdade e também nos permite responder com total liberdade. Deus não desanima de acreditar nas pessoas que escolhe para seguir uma determinada missão. Existem muitos e diversos caminhos para seguir o chamado de Deus. Há várias formas e possibilidades de servir a Deus e aos irmãos.

Para seguir o mestre Jesus Cristo, com a certeza de que somos realmente chamados pelo Pai, é necessário estarmos convictos de que o Espírito Santo nos impulsiona a viver uma verdadeira missão. É necessário acreditar e fazer uma experiência.

Então, como posso saber se tenho vocação? Eis alguns sinais:
• Você tem fé? Acredito que o primeiro sintoma para saber se tenho vocação é a fé, pois toda vocação nasce a partir de um ato de fé que deve ser cultivado.

• Você participa de uma comunidade cristã? É a vida ativa na comunidade que dá um
sentido de pertencer à igreja do mestre Jesus.

• Você participa de retiros ou encontros vocacionais? São momentos de grandes descobertas, aonde se partilha experiências, confrontam-se idéias e oportunidades para tirar dúvidas, bem como chegar a uma conclusão.

• Você gosta de rezar? A oração é o melhor diálogo com Deus. É através do constante diálogo com Deus que saberemos o que Ele espera de nós.

• Você pratica gestos de caridade? Você gosta e luta por uma vida mais digna e justa para os excluídos, marginalizados, oprimidos, migrantes e refugiados...? A caridade é uma prova de amor alimentada através da oração e que se traduz no compromisso da solidariedade com os mais necessitados.

• Você já conversou com algum padre ou com uma irmã a respeito da sua vontade de saber o que Deus espera de você?

• Você já teve coragem de visitar um seminário ou uma casa de irmãs? Saber como é a vida de formação no seminário ou numa casa de irmãs nos deixa mais tranqüilos e seguros.

• Você tem qualidades? Você tem facilidade de ser honesto, verdadeiro, transparente, justo, coerente com os outros? É Deus que nos dá as qualidades necessárias para servir. Na Igreja todos somos chamados a servir. O testemunho partiu do mestre Jesus, antes da ceia com seus discípulos (Jo 13,12-14).

Nossa grande segurança sempre será o mestre Jesus. “Eu sou a Luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). "Eis que estarei sempre convosco, até ao fim do mundo" (Mt 28, 20). Esta é a promessa que Cristo fez aos seus discípulos, ao preparar-se para deixar o mundo e voltar para o Pai.

É preciso caminhar e acreditar que sempre é possível. Só assim, a conquista será vitoriosa, como diz o ditado: “Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado, por isso luta por tudo aquilo que sonhaste, mesmo que te custe uma lágrima derramada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário