quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vocação Missionária

Pe. Paulo Rogério Caovila, cs
Todos nós entendemos muito bem que vocação é um chamado de Deus. É uma escolha e uma proposta que Deus nos faz. É um encontro pessoal com o Deus da vida. É um dom precioso que Deus concede a todos os seus filhos através do seu imenso amor. Deus é quem chama e espera de nós uma resposta concreta. Ele espera e confia que nossa opção de vida seja um serviço ao seu Reino de amor.

A grande maravilha do chamado de Deus é que Ele chama cada um de nós para uma missão diferente e todos juntos vivendo a sua própria vocação enriquecemos ainda mais o seu Reino e a vida de todos os filhos de Deus. Respondendo ao chamado de Deus através do seguindo de uma das diferentes vocações: sacerdotal, diaconal, vida consagrada ou religiosa, leiga ou matrimonial, é que conquistaremos a felicidade e vida tem um sentido todo especial.

A vocação missionária esta presente em todos as pessoas que se comprometem com o batismo. A vocação missionária é um chamado especial que Deus lança a tantos padres, religiosos, religiosas, jovens e leigos a deixarem sua comunidade de origem, para se dedicar à evangelização de pessoas e povos de regiões mais necessitadas e carentes.

Em certa ocasião, o venerado Dom Helder Câmara, bispo do Nordeste brasileiro cujo "ímpeto evangelizador" ultrapassou as fronteiras da América e que conseguiu tão bem levar a Boa Nova a todos os continentes afirmou que: "Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos como se fôssemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: a humanidade é maior. Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo."

A vocação missionária é um caminho bonito para amar e se sentir amado (a) por Deus, sentir e descobrir o quanto Deus nos vive conosco. A vocação missionária nos faz entender a declaração do apóstolo Paulo de Tarso: "Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim; pelo contrário, é uma necessidade que me foi imposta, Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho" (1Cor 9,16). A vida tem sentido quando temos uma grande causa para lutarmos e só lutamos por aquilo que acreditamos. Assim deve ser o missionário que vive pelo evangelho.

Todos nós somos verdadeiros missionários estejamos onde estejamos. O importante é que estejamos nas mãos de Deus e nos sintamos enviados pelo espírito do mestre Jesus Cristo como ele mesmo nos ensinou: "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto, e para que o vosso fruto permaneça." (Jo 15,16).

Toda vocação para ser bem vivida precisa disponibilidade e grande espírito de serviço, doação, entrega, pratica do mandamento do amor, como o próprio mestre Jesus nos ensinou e viveu plenamente ao enviar os seus discípulos: "Ide, e fazei que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28,19-20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário