quarta-feira, 5 de maio de 2010

A VOCAÇÃO DA COMUNIDADE

O batismo é uma vocação. È a fonte da nossa missão. É um chamado para uma vida mais comprometida com a perfeição da comunidade. O mestre Jesus convocou-nos para sermos "perfeitos, como o vosso Pai do céu é perfeito" (Mt 5,48). Somos todos chamados a ser missionários e profetas do Reino de Deus dando testemunho vivo da nossa vocação. O chamado é sempre uma iniciativa que parte de Deus e a resposta é de cada cristão.

O profeta Jeremias, logo no início de seu livro bíblico, relata a existência humana e sua vocação para ser profeta, habitando desde sempre no coração de Deus. Diz ele: “Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações. Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo” (Jr 1, 5.17).

Santo Agostinho recorda que a vocação de todo ser humano é atuar, com seus carismas, para o Reino. “Mas quem opera é Deus: Deus opera, o homem coopera!”. E o Apóstolo Paulo, declara que é preciso que haja "diversidade de dons". Mas, ninguém esqueça, “o Espírito é um”. “Os ministérios (serviços) são muitos. Mas um só é o Senhor. Há muitos trabalhos. Mas um só Deus opera tudo em todos! A cada um é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum” (1Cor 12,4-7), insiste ele, para tentar unificar uma comunidade divida, onde cada qual parecia estar buscando sua própria glória e não o serviço ao outro.

Viver em comunidade é servir a Igreja, seja como leigo, como religioso ou como sacerdote. Na Igreja todos somos chamados a servir. O testemunho partiu do mestre Jesus, antes da ceia com seus discípulos, Ele lavou e enxugou-lhes os pés, servindo a cada um deles, até mesmo aquele que o trairia. “Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros" (Jo 13,12-14).

Nossa missão é uma riqueza incalculável na vida da comunidade cristã. Somos responsáveis pela vida da comunidade, pois Cristo nos entregou o compromisso de sermos o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5,13-14). Cabe aos catequistas, ministros extraordinários da eucaristia, coordenadores dos movimentos e pastorais, os agente de animação das santas missões populares, padres, etc, a missão de dinamizar a vida e a nobre beleza de viver em comunidade. “Irmãos amados por Deus, fostes escolhidos por Ele” (1 Ts 1, 4).

Nossa grande segurança sempre será o mestre Jesus. “Eu sou a Luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). "Eis que Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo" (Mt 28, 20). Esta é a promessa que Cristo fez aos seus discípulos, ao preparar-se para deixar o mundo e voltar para o Pai.

Jesus ressuscitado despede-se dos Apóstolos com estas palavras, antes de voltar para o Pai: “Ide!”. A sua última palavra é um convite à missão e, ao mesmo tempo, uma promessa, um testamento e um compromisso. Cristo confia aos discípulos a sua mensagem de salvação e pede-lhes que a difundam e dêem testemunho da mesma até aos extremos confins da terra. “Portanto, ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).

É preciso caminhar e acreditar que sempre é possível. Só assim, a conquista será vitoriosa, como diz o ditado: “Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado, por isso luta por tudo aquilo que sonhaste, mesmo que te custe uma lágrima derramada”.

Pe. Paulo Rogério Caovila, cs.
paulocaovila@uol.com.br
Fone: (11) 2273 9214 ou 6163 1492
www.escalabrinianos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário