quarta-feira, 5 de maio de 2010

CRISTO CONTINUA CHAMANDO NOVOS MISSIONÁRIOS

“Jesus continua fascinante”

Assistimos diariamente cenas que expressam o inesperado fenômeno de uma universal redescoberta de valores e avanços tecnológicos. Enquanto o mundo moderno quer anestesiar a dor do seu egoísmo e do individualismo, apaziguar a consciência de ter criado, no universo, tanta complexidade e tantas injustiças humanas, podemos dizer de boca cheia, que a grande maioria dos adolescentes e jovens ainda buscam descobrir o valor de um ideal devida atraente e fascinante.

Enquanto se discutem idéias, direitos, poder, status, conseqüências de atentados terroristas, Jesus Cristo nos traz muito mais do que isso. Ele não traz apenas idéias, mas um ideal de vida a ser seguido, o qual terá como resultado a construção da felicidade e da paz, da justiça e do amor, da solidariedade e da misericórdia, ou seja, o Reino de Deus.

Jesus de Nazaré acolhe, adverte, indica, ensina, ampara, envia, exige e, sobretudo convida pessoas a segui-lo, com grandeza de espírito e total nobreza de coração, para encarar a vida missionária. Ele nos torna verdadeiros “embaixadores de Deus” (2Cor 5,20) e operários da messe imensa, onde poucos se engajam totalmente com coragem (cf. Mt 9,37ss). Convicto da missão que urge e do nosso compromisso cristão fica sempre em nossa mente a responsabilidade do chamado como São Paulo nos lembra: “Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” (1 Cor 9,16).

Sabemos que todo cristão tem, por livre graça, o chamado de seguir o Cristo, de viver uma vida nova. Todavia, Jesus de Nazaré chama alguns de modo especial. Ele chama para junto de si aqueles que Ele encontra pelo caminho e eles O acompanha como missionários e anunciadores da Boa Nova (cf. Mc 3, Em outra ocasião, Jesus vendo os irmãos Simão Pedro e André, lança um convite radical convidando-os a deixarem tudo e segui-lo (cf. Mt 4,1 8-22). A reação dos dois foi estupenda. Sem hesitação, imediatamente, seguiram a Jesus de Nazaré. Os dois irmãos trocaram a Pátria pelas estradas sem fim em nome de Jesus Cristo.

Só assim entenderemos que vocação é comunhão total com Cristo, pois Ele toca o íntimo da pessoa que o segue. Sem essa vital e crescente intimidade, a vocação se torna apenas uma pura função ou uma profissão meramente executada. ‘todos aqueles que Ele convida para sua intimidade (Jo 1,39), são os mesmos dos quais Ele confia tudo (Jo 15, 15; 15, 26-27) e, ao mesmo tempo, exige tudo: a vida e a morte, conduzindo-os onde Ele mesmo quer (cf.Jo 21, 18).

E Jesus continua chamando outros pelo caminho... (Mt 4,21). Agora é você que Ele está chamando.

Pe. Paulo Rogério Caovila, cs

Nenhum comentário:

Postar um comentário